Você sabia que um dos grandes responsáveis pela média de consumo de combustível não está nem no motor do carro e sim na calibragem correta dos pneus?
Quando os pneus estão com menos pressão do que o recomendado é como se o carro andasse travado, e como consequência o motor precisa fazer mais força e o veículo gasta mais combustível, além de desgastar de forma irregular os pneus.
Não é somente a calibragem correta que interfere no consumo, é importante observar o estado dos pneus. Se estiverem muito gastos, também podem influenciar no consumo de combustível, além de ser um risco para dirigir. O recomendado é checar a situação a cada 10 mil quilômetros e fazer um balanceamento e geometria.
Os pneus devem ser calibrados, no máximo, a cada 15 dias. A calibragem incorreta pode provocar consumo maior de até 20%.
A pressão correta difere de um modelo de carro para o outro, deve-se seguir a recomendação do fabricante. Essa informação sempre está no manual do proprietário e em alguns veículos também podem ser encontrados em adesivos nas portas ou na tampa do tanque.
E você, realiza corretamente a calibragem dos pneus?
MeuCarro360 | A melhor visão do seu carro!